O que faz um analista de BI (Business Intelligence)?

Ao fazer uma campanha ou criar novas maneiras de se relacionar com os seus clientes, as empresas correm muitos riscos: de errar o público, não ter aceitação, perder dinheiro… enfim, muita coisa está em jogo.

Justamente para minimizar esses efeitos negativos, a tecnologia da informação tem se aprimorado, propondo novas soluções a esses empreendimentos. A BI é uma dessas soluções.

BI é uma sigla em inglês para Business Intelligence, ou Inteligência de negócios. Essa é uma técnica que vem da tecnologia da informação e tem como objetivo fazer uma boa análise de dados para criar campanhas, estratégias novas de negócio e identificar oportunidades para empresas.

O que são esses dados que o analista de BI analisa?

Os dados brutos coletados pelo analista de Business Intelligence são informações internas ou externas, estruturadas ou não, sobre os seus possíveis consumidores. Eles são fornecidos por nós diariamente e podem ser obtidos de diversas formas: através das redes sociais, do histórico de pesquisa na internet, em transações financeiras, compras na web, cookies em alguns sites e muito mais.

Esses dados são produzidos pelas pessoas todos os dias e em um volume gigantesco.

Quando sentem a necessidade de conhecer ou analisar melhor sua audiência, as empresas  compram esses dados. Assim, elas podem adquirir as informações que precisam e o analista de BI os interpreta para que entendam melhor o target (público-alvo) e façam estratégias melhores, com resultados muito mais positivos.

Como é feita a análise?

Os dados que chegam não estão todos prontos. É preciso organizá-los e, depois fazer a análise que resultará em uma melhor tomada de decisão. Por isso, para fazer um bom trabalho, o analista de Business Intelligence não deve apenas ter conhecimento sobre tecnologia, mas ter noções de logística, marketing e negócios. É preciso entender o objetivo da empresa para interpretá-lo da melhor maneira e trazer resultados.

Muitas campanhas ou estratégias de negócios que não foram bem sucedidas poderiam ter sido evitadas através de uma boa análise de BI.

Mercado de trabalho para o analista de Business Intelligence

As três principais habilidades que um analista de BI deve oferecer são: conhecimento profundo em banco de dados e Data Warehouse, organização e capacidade de análise crítica.

Para atuar como analista na área é ideal que o profissional seja graduado em algum curso de tecnologia como: Ciências da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet, entre outros.

Além disso, ter pós-graduação em negócios e estratégias empresariais como um MBA, conta bastante. Também é vital que o analista de BI busque se atualizar constantemente sobre as novidades no mercado de tecnologia.

O mercado de trabalho para os que desejam seguir a carreira como analistas de BI está bastante aquecido. Isso se deve a necessidade cada vez mais latente das empresas, de conseguir ter boas estratégias de operação em diferentes plataformas de atuação e tecnologias.

De acordo com o site da Catho, a média salarial para o profissional analista de Business Intelligence no Brasil é de R$ 3.168,66. Ele pode atuar em empresas das mais diversas como: agências de publicidade, startups, seguradoras, companhias de telecomunicações, grandes indústrias, empreendimentos focados em telecomunicação e muito mais. Pode também se tornar um profissional autônomo, prestando consultorias ou criando o seu próprio negócio na área.

*texto produzido pela Agência Conteúdo
2018-09-28T09:40:24+00:00

Comentar: